Entendendo o Mundo

Através do brincar a criança está experimentando o mundo, os movimentos e as reações, tendo assim elementos para desenvolver atividades mais elaboradas no futuro.

Através do simbólico, do jogo, da brincadeira, a criança irá entender o mundo ao redor, irá testar habilidades físicas (correr, pular), funções sociais (ser o construtor, a enfermeira, a secretária), aprender as regras, colher os resultados positivos ou negativos dos seus feitos (ganhar, perder, cair), registrando o que deve ou não repetir nas próximas oportunidades (ter mais calma, não ser teimoso).

service

Aprender Brincando

A aprendizagem da linguagem e a habilidade motora de uma criança também são desenvolvidas durante o brincar.

A brincadeira permite um extravasar dos sentimentos, auxilia na reflexão sobre a situação, criando várias alternativas de conduta para o desfecho mais satisfatório ao seu desejo.

O ato de brincar com outras crianças favorece o entendimento de certos princípios da vida, como o de colaboração, divisão, competição, liderança e compreensão das regras.

Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz entre outras tantas atividades.

Etapas do Brincar
  • contact-info
    Brinquedos

    A criança começa a brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procurará companheiros para as brincadeiras paralelas (cada um com seu brinquedo). A partir daí, desenvolverá o conceito de grupo e descobrirá os prazeres e frustrações de brincar com os outros, crescendo emocionalmente.

  • contact-info
    Ludismo

    A atividade lúdica produz entusiasmo. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.

  • contact-info
    Sincronizando

    Brincar em grupo evita que a criança se desestimule. Ela aprende a esperar sua vez e a interagir mais organizadamente, respeitando regras e normas. Aprende que, se não encontrar uma forma eficiente de cooperar uns com os outros, serão todos prejudicados. A vitória depende de todos. Aprende-se a ganhar e a perder.

  • contact-info
    Resultados

    Portanto, as crianças tendo a oportunidade de brincar, estarão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, obtendo assim melhores resultados gerais no desenrolar da sua vida.